Vamos Unir para Mudar.

Ato comemora na Câmara Dia Internacional da Síndrome de Down

10:32:11

A Câmara promove na segunda-feira (21) o Ato Comemorativo ao Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento será realizado das 14 às 18 horas, no auditório Nereu Ramos, e reunirá profissionais especializados como fonaudiólogos, fisioterapeutas e geneticistas para falar sobre o preconceito e o mercado de trabalho. O evento, solicitado pela liderança do PSB, promoverá um amplo debate sobre as ações e os programas de atendimento da pessoa com Síndrome de Down.



De acordo com o deputado Romário (PSB-RJ), que teve a iniciativa de realizar a homenagem, o objetivo é garantir a inclusão na sociedade e superar o preconceito contra pessoas com a anomalia genética. Pai de uma menina down, Ivy Bittencourt, que participará do evento, Romário alerta que o Brasil precisa avançar nas políticas de atendimento aos deficientes intelectuais. "Estamos dando visibilidade ao tema, como forma de apoiar famílias e disseminar boas iniciativas." Romário assinala que o Poder Público deve reproduzir modelos de excelência no atendimento aos deficientes, que hoje só são encontrados na iniciativa privada. Ele garante que, com assistência adequada, as famílias e os deficientes terão mais qualidade de vida.


Haverá um depoimento de Rodrigo Marinho de Noronha, primeiro down a ser assessor parlamentar da Câmara dos Deputados, há 8 anos. "Foi difícil. Eu sofri muitos preconceitos, mas falei para mim: Rodrigo, você é muito especial, acaba com esses preconceitos da vida. Aprendi muito mesmo. Hoje eu me sinto um vitorioso." Ele acrescentou: "Quero declarar para as pessoas que têm a Síndrome de Down, iguais a mim, que não desistam do futuro, continuem firme no seu potencial para irem à luta também!"



Ele acabou por inspirar a Casa a contratar outras pessoas que frequentam a Apae do Distrito Federal. O convênio foi firmando em novembro de 2009 e envolve nove pessoas (uma professora e oito alunos) que trabalham com a restauração e conservação de documentos no Centro de Documentação e Informação da Câmara. O evento reunirá também outros downs que obtiveram sucesso em suas carreiras e levam uma vida normal, a exemplo da primeira repórter down no mundo, Fernanda Honorato; e da ginasta olímpica Marianna Pagy, medalha de ouro nas Olimpíadas Especiais de Minnesota.

Fonte: Agência Câmara/ Foto: Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário